Curso

Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O que é hipertexto.

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

“SILVA afirma que hoje, devido a cibercultura, existe um novo espectador: menos passivo diante da mensagem mais aberta à sua intervenção. Essa mudança significa emergência de um novo leitor. Não mais aquele que segue as páginas do livro de modo unitário e contínuo, mas aquele que salta de um ponto a outro fazendo seu próprio roteiro de leitura interdisciplinar.
RAMAL ainda argumenta dizendo que cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético. Não existiria, portanto, um único leitor, mas sim um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas.
SILVA também contribui para a idéia do texto coletivo, afirmando que comunicar supõe participar. E participar significa interferir, modificar a mensagem. Sendo assim, a participação coletiva significaria interação colaborativa ou co-criação. Aprender entender-se-ia a participação ativa na construção do conhecimento.”

http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm
RAMAL, Andrea Cecilia. Ler e escrever na cultura digital. Disponível em http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
SILVA, Marco. Reinventar a sala de aula na cibercultura. Pátio Revista Pedagógica, ano VII, nº 26 maio/julho 2003.

Ao navegar em hipertextos encontrarmos infinitas informações que nos proporcionam um grande aprendizado além de nos poupar tempo já que as informações estão todas ali não precisamos abrir uma nova página viajamos de um link ao outro, e assim aprendemos coisas novas já que o significado de palavras mais complexas nos é explicadas através de links.

E aos olhos do pesquisador novas idéias surgem, textos são construídos, planejamentos elaborados e no caso do professor este obtém mil informações a serem repassadas a seus alunos. Além de oferecer uma gama de tecnologias, pois navegamos de um texto a uma imagem, de um vídeo ao uma música, incluir na vida cotidiana de nossos alunos a pesquisa na internet em hipertexto é, proporcionar a estes um mundo digital de informações e conhecimento, e tornar as aulas atrativas e a escola um espaço de diversos aprendizados. Sendo que o hipertexto proporciona esta variedade de navegações. Os blogs construídos com os alunos é uma forma de produção textual em hipertexto, a navegação em links postados nos mesmo, textos com referencias a outros autores dentre muitas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário